[PORTUGUESE] O projeto LIFE PAYT adere aos Critérios das Compras Públicas Ecológicas!

O projeto LIFE PAYT, que irá decorrer em três municípios Portugueses e outros dois municípios, um do Chipre e o outro da Grécia, tem uma política ativa de compras ecológicas, reduzindo o impacto ambiental e a pegada de carbono.

 

Na fase inicial, a aquisição de centenas de contentores para recolha de resíduos indiferenciados é uma das ações cujo impacto ambiental será ponderado dada a necessidade de adquirir equipamentos duráveis. Pretende-se que haja adoção de uma estratégia de compras ecológicas, promovendo igualmente uma gestão eficiente de recursos. O objetivo desta medida é escolher produtos que no seu fabrico, no seu tempo de vida útil e na sua eliminação (reciclagem), apliquem materiais mais duráveis e fáceis de reciclar, sendo assim “amigos do ambiente”.

Os critérios de compras ecológicas vão ser abrangentes a todas as aquisições efetuadas ao logo de todo o projeto LIFE PAYT, até ao final de 2019.

O acompanhamento e a monitorização dos critérios de compras ecológicas a utilizar será uma competência do Instituto Politécnico de Coimbra. Cada aquisição de equipamentos realizada é acompanhada do preenchimento de um formulário.

No final do projeto será publicado um relatório final onde se demonstre que a estratégia de compras ecológicas aplicada resultou na poupança de recursos e diminuição de emissões, além de outros os benefícios decorrentes da sua implementação.

Leave a Reply

%d bloggers like this: